Chá de Hibisco e Diabetes – Ajuda ou piora a situação?

O Chá de Hibisco tem vários benefícios para a saúde, mas será que ele tem alguma relação com o diabetes?

Hoje vamos descobrir se o chá de hibisco pode ajudar no tratamento e controle do diabetes tipo 2!

Resumo da Diabetes

Todo carboidrato que consumimos se transforma em glicose no sangue, ou seja, açúcar, porém existe um nível ideal de açúcar no sangue que nosso corpo não deve ultrapassar.

Quando consumimos carboidratos em excesso, nosso sangue fica com muito açúcar e o organismo precisa dar um jeito de transferir e armazenar esse açúcar para ser utilizado em uma situação futura de escassez.

Esse processo de armazenamento do excesso de glicose no sangue é dependente de um hormônio, chamado insulina que é secretado e transfere o açúcar que está sobrando e armazena em nossos músculos e nas nossas gordurinhas ao redor de todo o corpo.

O problema é que para os diabéticos, esse processo realizado pela insulina e o armazenamento do excesso de açúcar não funciona, o que gera um nível muito alto de açúcar no sangue e que pode causar diversos problemas…

diabetes e chá de hibisco

Tipo 1

O Diabetes Tipo 1 normalmente é uma doença que não tem cura, a única solução é procurar manter a glicemia baixa e fazer uso de aplicações de insulina que irão fazer o trabalho necessário.

Tipo 2

Já a diabetes tipo 2 é uma doença normalmente adquirida por quem sofre de síndrome metabólica, consequência de muitos anos se alimentando mal e exagerando nos carboidratos.

O lado bom é que o diabetes tipo 2 costuma ser reversível e é mais facilmente controlado, porém exige muito esforço e força de vontade do paciente.

Uma boa alimentação, o uso de suplementos e de chás podem ajudar a controlar e reverter o diabetes. No artigo de hoje veremos como o chá de hibisco pode ajudar contra o diabetes tipo 2…

chá de hibisco para diabetes

Chá de Hibisco e Diabetes

Muita gente não sabe, mas realmente o chá de hibisco ajuda a controlar a glicemia, ou seja, ajudar a manter o controle dos níveis de açúcar no sangue.

São realizados alguns estudos científicos, porém como o hibisco não pode ser patenteado por nenhuma empresa, faltam patrocínios para a realização de mais pesquisas que deixem claro os efeitos benéficos do chá de hibisco sobre a diabetes.

Porém, mesmo com a escassez de provas, foram feitos estudos com mais de 200 pessoas que comprovaram que sim, o chá de hibisco ajuda a reduzir a glicemia e melhora a resistência a insulina. Dois fatores chaves para quem sofre de diabetes tipo 2.

O chá de hibisco ajuda no controle da diabetes tipo 2 pois ele aparentemente consegue reduzir a absorção da glicose e mantém os níveis da glicemia mais baixas após comer, por isso o interessante é tomar o chá de hibisco para diabetes no momento correto.

chá de hibisco ajuda na diabetes

Chá de Hibisco ajuda a baixar a glicose?

Então, como vimos o chá de hibisco é muito interessante para quem tem diabetes pois ajuda a manter a glicemia controlada, mas será que ele baixa a glicose?

Na verdade o chá de hibisco não baixa a glicose, o que ele faz é reduzir a quantidade de carboidratos que é absorvida pelo corpo, assim reduzindo o pico máximo da glicemia.

Ou seja, o chá de hibisco não ajuda a baixar a glicose, mas ajuda a impedir que ela suba tanto. Mas é óbvio que mesmo tomando o chá de hibisco, o ideal é se manter o mais longe possível de alimentos que vão elevar sua glicemia…

Como consumir o chá de Hibisco?

O Importante para quem sofre de diabetes é beber o chá de hibisco no momento certo, ou seja, minutos antes das refeições.

Vale lembrar que o chá de hibisco não é nenhum chá milagroso e o mínimo que você precisa para sair da condição de diabético é bom senso em sua alimentação.

Evite ao máximo o consumo de carboidratos e dê preferência para fontes saudáveis de gordura e proteínas!

Chá de Hibisco e diabetes tipo 2

Se esse artigo te ajudou e você quer mais dicas

compartilhe e deixe seu comentário!

Summary
Review Date
Author Rating
51star1star1star1star1star

Escreva seu comentário: