Chá de Hibisco pode interferir na menstruação? – Descubra

Muito se diz que o chá de hibisco pode interferir na menstruação e eclodir ou antecipar ela, afetando todo o ciclo menstrual feminino, mas será verdade?

No artigo de hoje vamos investigar esse assunto e ver se realmente o chá de hibisco pode interferir no ciclo menstrual das mulheres ou se isso tudo não passa de boato.

Chá de Hibisco pode interferir na menstruação?

Muitas pesquisas são feitas com o chá de Hibisco, mas até hoje não existe comprovação e evidências suficientes para afirmar que o chá de Hibisco pode realmente afetar o ciclo menstrual das mulheres.

Por outro lado, a verdade é que não existem muitos estudos que pesquisaram diretamente esse assunto, então é difícil falar sequer se é verdade ou mentira.

Outra verdade, são os vários benefícios do Hibisco para as mulheres, eles são benefícios que acontecem sempre, mas dão uma mãozinha especial durante a menstruação onde nós sofremos com alguns probleminhas bem chatos né?

Veja só:

A única base que temos para estudar o assunto são relatos na internet e suposições a partir de outras características do Hibisco.

Mas a partir disso, o que é possível concluir sobre essa relação entre o chá de Hibisco e o período de menstruação?

Observando características do Hibisco:

  • Antiespasmódico natural – Alivia cólicas e outras dores musculares
  • Aumenta a concentração de sangue na região pélvica

A primeira característica é aquela que é idolatrada por muitas mulheres e a razão do uso de muita gente que percebe essa característica no Hibisco. O chá de Hibisco auxilia no combate aos espasmos musculares, aliviando dores musculares e as tão odiadas cólicas.

Porém, não são todas as mulheres que percebem esse ótimo benefício do chá de hibisco, e em algumas pessoas os efeitos chegam a ser o contrário, aumentando a quantidade e a intensidade das cólicas.

Já a segunda categoria, é a causa desse post, o chá de hibisco aumenta a concentração de sangue na região pélvica e por isso pode interferir na menstruação e até causar aborto espontâneo (sem evidência científica.)

Com base em relatos na internet:

Os relatos são bem diversos então é difícil chegarmos a uma conclusão exata.

Algumas mulheres relatam que quando consomem o chá de hibisco notam pequenos sangramentos e dizem que o chá de hibisco realmente interfere na sua menstruação.

Um segundo grupo, não relata nenhuma interferência no período menstrual, porém diz sofrer com características como cansaço excessivo, dores no corpo e dores abdominais que só ocorrem quando consomem o chá.

Já um terceiro grupo de mulheres diz não ter nenhuma interferência no período menstrual e ainda por cima, um alívio enorme em períodos que sofrem de cólicas frequentes e alterações emocionais repentinas, sem falar nos benefícios estéticos já que o chá de Hibisco é low carb.

Conclusão:

Com base em características, suposições e relatos que encontramos de várias mulheres, o que podemos concluir é que o chá de hibisco pode interferir na menstruação sim e romper precocemente a menstruação.

Porém, é algo que acontece somente com algumas mulheres, já que cada mulher parece reagir de uma forma diferente.

Portanto, pra saber como seu organismo vai reagir, a única forma é testar e ver se seu corpo tem uma reação boa ou ruim em relação ao chá de hibisco.

O ideal é conversar com o seu médico e ver com ele se você pode consumir ou se deve descartar o chá de hibisco, principalmente se você faz uso de algum medicamento hormonal (incluindo anticoncepcionais).

Em todo caso, é sempre bom ficar do lado mais seguro e evitar ao máximo possíveis contratempos, por isso se você está grávida ou está tentando engravidar, o ideal é não consumir o chá de hibisco e garantir que fez a melhor escolha.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Chá de Hibisco e a menstruação
Author Rating
51star1star1star1star1star

Escreva seu comentário: