Contraindicações do Chá de Hibisco – Saiba quando Evitar!

Já é provado que o chá de hibisco possui diversas substâncias que podem beneficiar a saúde do nosso corpo, tais como os antioxidantes que ajudam e muito a emagrecer com saúde e combater o envelhecimento precoce. Entretanto algumas propriedades do chá de hibisco podem causar alguns efeitos colaterais, por isso veremos hoje as contraindicações do chá de hibisco.

Quais são as contraindicações do Chá de Hibisco?

Apesar de ser utilizado como um chá medicinal na Ásia e estar cada vez mais conhecido no mundo todo por seus benefícios, o chá de hibisco também possui seu lado negro.

O importante é conhecer o outro lado do chá de Hibisco para não ser afetado por seus possíveis malefícios e efeitos colaterais, o que é bem fácil se você estiver informado das contraindicações do chá de hibisco!

chá de hibisco contraindicações

Contra Indicações a Gestantes e Lactantes

Existe uma contraindicação do chá de hibisco para mulheres grávidas, por conta das alterações hormonais e ação indesejada sobre a musculatura uterina, que pode causar danos a gestação e abortos espontâneos quando o chá de hibisco é consumido em excesso.

Esses são os boatos que circulam, porém não são completamente comprovados, você pode saber mais vendo os perigos do chá de hibisco na gravidez.

O consumo do chá de hibisco também é contra indicado para as mulheres que estão em fase de amamentação pois o excesso do chá pode acabar causando intoxicações e prejudicando o organismo da mamãe.

contra-indicações do chá de hibisco

Pessoas com Pressão Baixa ou Pressão Alta

 O chá de hibisco tem um efeito que reduz a pressão, sendo capaz de causar quedas acentuadas de pressão em pessoas que tem histórico de hipotensão ou já tomam remédios controlados.

Assim você deve ter cuidado com o efeito diurético que o chá proporciona pois eles ainda acentuam a eliminação de minerais do nosso corpo, podendo acelerar ainda mais a queda na pressão arterial.

Alguns estudos apontam os benefícios do chá de hibisco para as pessoas que sofrem de pressão alta devido ao efeito que reduz a pressão e a ação diurética, no entanto mesmo com esses benefícios os pacientes que fazer uso de medicamentos para controlar o a pressão não devem tomar o chá de hibisco.

A combinação dos medicamentos junto com os efeitos do chá de hibisco pode causar uma queda significativa na pressão, que pode fazer muito mal para a saúde do paciente.

contra indicações do chá de hibisco

Efeitos Colaterais da flor de Hibisco

As contraindicações do chá de hibisco foram propostas depois de analisar cautelosamente seus efeitos colaterais. Caso você observe os efeitos colaterais e acredite que algum deles possam te afetar, não consuma o chá de hibisco, mesmo não estando entre os casos citados nas contraindicações.

Aumenta o Risco de Infertilidade:

Alguns estudos apontam que se consumido em grande quantidade e continuamente o chá de hibisco pode interferir nas quantidades de estrogênio da mulher, causando uma alteração dos níveis hormonais que podem causar infertilidade temporária.

Portanto, o chá é contraindicado para quem tem desejo de engravidar.

Causa Mal Estar:

É preciso ter cautela na hora de consumir o chá de hibisco, o efeito diurético proporcionado pelo chá de hibisco pode muito bem causar leves desmaios e desidratação.

Esses casos são raros e acontecem somente em quem toma doses excessivas do chá de hibisco ou já possui alguma sensibilidade como problemas de pressão.

Alteração de Efeitos dos Medicamentos:

Ao consumir o chá de hibisco temos que entender que ele pode alterar os efeitos de alguns medicamentos, tanto para potencializar como para neutralizar.

Existem suposições que dizem que o consumo do chá de hibisco pode metabolizar e eliminar alguns medicamentos de maneira mais rápida e neutralizar algumas substâncias como o paracetamol. Porém, não se tem certeza ainda.

O Chá de hibisco também pode aumentar os efeitos de medicamentos anti-hipertensivos por isso tenha muito cuidado no seu consumo.

Dose Recomendada do Hibiscos

Consumir o chá é muito bom, mas consumir em excesso pode gerar essas contraindicações do chá de hibisco, desta forma recomenda-se consumir com moderação.

Segundo alguns especialistas seu consumo recomendado é apenas 2 copos por dia sendo em qualquer horário antes das refeições ou tomar o chá de hibisco em jejum.

chá de hibisco indicação recomendada

Se você gostou de ser informado sobre as contraindicações do Chá de Hibisco, não deixe de compartilhar e comentar!

Summary
Review Date
Author Rating
51star1star1star1star1star

Escreva seu comentário: